SUGESTÃO DE PAUTA: como a crise vem afetando o mercado de seguros?

adevaldocalegari

Ao longo dos últimos anos, o mercado segurador brasileiro experimentou um crescimento notável, muito acima dos índices mais otimistas. “Hoje, o mercado segurador representa 6,5% do PIB e ainda é o mais importante mecanismo de proteção existente no mundo”, afirma Adevaldo Calegari, diretor da Progetto Corretora e mentor do Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo.
Na avaliação do especialista, porém, a crise política, social e econômica que vive o País trouxe consequências sensíveis para este mercado. Na carteira de automóveis, por exemplo, famílias diminuíram o número de veiculos por residência, passando de quatro para três veiculos, ou de três para dois e até um veiculo por família. “Observamos também a busca por preços menores na hora da contratação ou renovação, optando inclusive por redução de coberturas e serviços para os automóveis segurados. Apesar disto, a carteira de automóvel cresceu algo como 2% nos últimos meses. Ou seja: tem mais gente fazendo seguro para o veículo, mas estes consumidores estão gastando menos por apólice”, afirma Calegari.
De acordo com ele, é importante também observar outros produtos massificados, como o seguro residencial, que sofreram com a queda da renda familiar, mas mantêm o nível de renovação das apólices, embora também com redução de valores e coberturas. O aumento do desemprego afetou diretamente dois segmentos do mercado: seguro de vida e acidentes pessoais e, sobretudo, seguro saúde, que são mantidos como benefícios pelas empresas. “Com o desemprego na casa dos 15 milhões, pelo menos um terço destas pessoas não conta mais com estas coberturas. Preocupados com a falta de renda, essas pessoas não buscam contratar apólices particulares para vida e saúde”, diz o executivo.

VEJA O PRESS RELEASE COMPLETO:
Mercado de seguro x Crise Econômica

FOTOS EM ALTA RESOLUÇÃO:

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: